Publicado em: 24 de novembro de 2021 | Categoria: Viver Bem

7 dicas de exercícios para a memória

É possível envelhecer com a mente saudável, continuar aprendendo coisas novas e reunindo boas recordações. Estudos apontam que, mesmo na terceira idade, continuamos a produzir neurônios. Esse processo é estimulado com uma série de exercícios mentais simples que podem ser incluídos no dia a dia para fortalecer a memória e a capacidade de concentração.

Um cérebro que não é estimulado tem maior probabilidade de esquecer e não responder de forma rápida como deveria. Exercitar a mente com desafios e novidades não apenas desenvolve a memória (a curto e longo prazo), como também auxilia na redução do estresse e na construção de uma autoestima mais sólida.

Veja abaixo 7 dicas de exercícios mentais para potencializar a sua memória:

1. Meditação

Há pesquisas que mostram que a meditação ajuda a combater a degeneração cognitiva que o cérebro sofre com o passar do tempo. Ao estudar as atividades cerebrais de monges e yogis, descobriu-se que áreas ligadas à memória, ao foco e à empatia eram trabalhadas com a prática da meditação.

Se você quer começar a meditar, mas não sabe como, lhe convidamos a ouvir as meditações guiadas do podcast Conexão Penitência. São práticas com cerca de 10min voltadas para iniciantes nesta técnica milenar de autoconhecimento.

2. Jogos de lógica

Quebra-cabeça, memória, xadrez, palavras cruzadas, sudoko… Todos esses são jogos que exigem foco e concentração, fazendo com que o cérebro exercite sua capacidade de associar palavras, objetos, números, etc.

É por meio dessas conexões que, muitas vezes, é possível resgatar lembranças de experiências vividas já há muito tempo. Uma música que lembra alguém, uma comida especial que está ligada à memória da pessoa amada. São associações que construímos ao longo da vida, uma habilidade que pode ser fortalecida com a prática regular de jogos de lógica.

3. Alimentação balanceada

Sabia que há diversos alimentos que atuam na renovação dos neurônios, melhorando o raciocínio, ativando a memória e auxiliando também na prevenção contra o Alzheimer?

Feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e azeite de oliva são fontes poderosas de nutrientes que fortalecem a memória. Fuja dos enlatados, processados, frituras e doces (na medida do possível) que podem atenuar o envelhecimento de células e neurônios.

4. Exercício físico

Junto a uma alimentação balanceada, os profissionais da Saúde recomendam a prática regular de exercício físico para manter o corpo ativo e, consequentemente, o cérebro também.

Manter o corpo em movimento colabora para o aumento do fluxo sanguíneo e o ritmo respiratório. Assim, o cérebro recebe tudo o que precisa para seu bom funcionamento.

5. Estudar ou ler um livro

Inúmeras pesquisas apontam que o hábito da leitura é um dos principais agentes no aumento da capacidade da memória. É por meio dos estudos que você desenvolve suas capacidades mentais e protege o cérebro contra a degeneração natural e a causada por doenças como o Alzheimer.

Aposte em diferentes tipos de livros, dos mais teóricos às histórias de ficção. Para exercitar a memória ainda mais, procure contar as histórias que leu ou ensinar algo novo a alguém.

6. Trajetos diferentes no dia a dia

Quebrar a rotina é algo que faz com que nosso cérebro seja estimulado a pensar. Um dia ou outro na semana, escolha um caminho diferente para ir ao trabalho, caso tenha essa possibilidade.

Esse é um tipo de ginástica cerebral que podemos executar por meio de nosso comportamento. Conhecidas por neuróbicas, são atividades de estimulação cognitiva que funcionam como exercícios para o cérebro, como, por exemplo, desempenhar tarefas rotineiras de diferentes formas.

7. Aprender algo novo

Nosso cérebro também se mantém ativo quando aprendemos algo diferente do que estamos acostumados.

Adquirir novas habilidades, como tocar um instrumento ou pedalar, provoca novas conexões neurais, além de reduzir o estresse ao liberar o hormônio dopamina. Aprender um novo idioma também é um ótimo exercício para fortalecer a memória e desenvolver a concentração.

Viu como existem diversas formas de exercitar o cérebro para potencializar a memória? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre bem-estar e os significados do ciclo da vida.