Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta, dá a primeira benção do dia na Penitência | Crematório e Cemitério da Penitência
Fale Conosco: (21) 2580-6489

Programação especial terá ainda Sexteto da Orquestra da Maré e campanha de gratidão e sobre o luto

A primeira benção do Dia de Finados do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, será às 9 horas, no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária. Após o ato religioso, o sexteto da Orquestra da Maré fará uma apresentação para os visitantes, às 9h15min. A programação especial de Finados tem ainda palestra sobre a angústia do luto,workshop sobre flores, tour guiado com o historiador Milton Teixeira e a campanha “Pelo que você é grato”?

A administração do cemitério estima receber cerca de 30 mil visitantes neste dia, entre 7h e 18h. Uma programação especial foi montada com distribuição de flores naturais por atores representando estátuas vivas e caracterizados de anjos, além de músicos irão percorrer as alamedas arborizadas, apresentando repertório com canções que transmitem paz.

Pelo que você é grato?

Ser grato pelos momentos e aprendizados que o ente querido deixou, ou por aquela pessoa que tanto ajudou na hora da despedida. O sentimento será o mote da campanha “Pelo que você é grato?”, que será lançada neste dois de novembro, no Crematório e Cemitério da Penitência.

A campanha, em parceria com a Associação Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra) e Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (Sincep), inclui várias atividades, entre elas um grande painel onde os visitantes poderão deixar  mensagens relacionadas ao sentimento de gratidão.

Programação especial

A programação especial de Finados do Crematório e Cemitério da Penitência começa dia 31, às 10 horas, com palestra “A angústia do luto”, ministrada pela assistente social Márcia Torres e pela psicóloga Jennifer Cardoso. No dia 1º, o workshop de flores e um tour guiado com o historiador Milton Teixeira vão compor a programação do Dia de Todos os Santos. Com o tema “Flores para todas as vidas”, o workshop vai acontecer a partir das 11 horas, com a trainer em PNL e diretora da Flores e Seres, Sandra Braconnot.

SERVIÇO

Dia 31 de outubro às 10h – Campanha A Vida Não Para, em parceria com o grupo Amigos Solidários na Dor do Luto

O tema “Angústia no luto: fenômeno que pode causar graves consequências” será debatido por especialistas e participantes da palestra, que será ministrada pela assistente social Márcia Torres e pela psicóloga Jennifer Cardoso.

Dia 1 – Dia de Todos os Santos

11h – Workshop “Flores para todas as vidas”, com a trainer em PNL e diretora da Flores e Seres, Sandra Braconnot

14h – Passeio com o historiador Milton Teixeira. Tema: Museu Nacional. Participação do grupo O Corsário Carioca e o ator Tiago Azevedo

Dia 2 – Dia de Finados

Horário funcionamento: 7h às 18h. Missas: 8h00, 10h30 e 15h00

9h – Benção de Finados feita pelo cardeal Orani Tempesta

9h15h: sexteto da Orquestra da Maré. Criada em 2010, a orquestra vem transformando a vida de crianças e adolescentes por meio da música.

Atividades: distribuição de flores; estátuas vivas; campanha Gratidão (Sincep)