O CEMITÉRIO | Crematório e Cemitério da Penitência
Fale Conosco: (21) 2580-6489

O Cemitério

História e tradição

Cinco de março de 1875 é a data de fundação do Crematório e Cemitério da Penitência, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. No seu espaço, as obras de arte que marcaram a História do Brasil criam um ambiente único, semelhante a um “museu ao ar livre”. O cuidado com a preservação cultural e histórica é uma das características da empresa.

Inicialmente, os Irmãos da Penitência eram enterrados na Igreja Conventual, até a conclusão das obras na igreja própria, onde passaram a ser sepultados. No início do século XIX, foram construídas catacumbas nos fundos do templo, mas logo chegaram a capacidade máxima. Em 1850, com a proibição de enterramentos nas igrejas, os irmãos tiveram a ideia de erguer um campo santo próprio.

No dia 10 de junho de 1857, a Irmandade da Ordem Terceira da Penitência solicitou à Santa Casa de Misericórdia a cessão de um terreno de 65 braças, localizado em frente à praia de São Cristóvão. O novo cemitério começou a funcionar em 1º de março de 1858. Os sepultamentos nas catacumbas do morro de Santo Antônio foram encerrados e as sepulturas transferidas para o novo espaço.

O cemitério hoje

Administrado pelo Grupo Cortel desde 2013, o Crematório e Cemitério da Penitência é o único campo santo do Rio de Janeiro que oferece todas as formas de sepultamento. Aqui, você encontra jazigos Premium, Parque, Mausoléus, Vertical e Crematório. Além de nicho e columbário.

Com o novo Cemitério Vertical, o carioca passa a ter à disposição um nível de excelência em serviços cemiteriais ainda mais avançado. Os sepultamentos são feitos nas inovadoras gavetas sustentáveis, monitoradas por um sistema de inteligência artificial, instaladas em uma moderna estrutura, com entrada de luz natural.

Agregados aos cerimoniais high tech – com uso de tecnologia para geração de efeitos especiais e controlados por um tablet -, o sistema do Cemitério Vertical é inédito em toda a América Latina.

CEMITÉRIO DA PENITÊNCIA