Fale Conosco: (21) 2580-6489

Volátil, incerto, complexo e ambíguo (V.U.C.A). Esse é o cenário que define o mundo atual, cada vez mais impactado por transformações aceleradas e imprevisíveis, sobretudo no mercado de trabalho.

E como podemos nos desenvolver pessoalmente e profissionalmente em meio a esse contexto? O segredo está no constante processo de autoconhecimento.
Para sobreviver nesta época é necessário nos adaptarmos a esse ciclo intenso e contínuo de mudanças. Abaixo listamos alguns dos diversos desafios que esse contexto nos apresenta:

1 – Desafio da Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA): o mundo que está ficando cada vez mais complexo, difícil de prever e gerir.

2 – Desafio da Velocidade de Transformação: a era exponencial exige de indivíduos conhecimentos amplos, abrangentes e especializados ao mesmo tempo. Um pouco ambíguo, não é mesmo?

3 – Desafio da Tecnologia e Automação: quais serão os empregos e relacionamentos de um futuro cada vez mais robotizado?

4 – Desafio da Educação Globalizada: a educação precisa contemplar a velocidade das conexões, as redes de conhecimento e as diferenças do mundo em um ritmo acelerado.

5 – Desafio da Sustentabilidade: em um mundo onde a população cresce mais do que a natureza é capaz de suportar, ele tem se tornado cada vez mais poluído, desigual e tóxico.

6 – Desafios da Vida em Sociedade: ganância, intolerância, crises econômicas, aquecimento global, fundamentalismo religioso, terrorismo, absolutismo político, imigrantes.

Ufa! São muitos os desafios, não é mesmo? E como podemos nos preparar para encará-los?

A prática de se autoconhecer é essencial para encararmos esses desafios. O autoconhecimento parte de um processo de autoanálise, em que são descobertas paixões, talentos, qualidades, habilidades sociais, pontos fracos, limitações, padrões de pensamentos e emoções.

Esse mapeamento de si mesmo permite desenvolver uma inteligência emocional, de forma que você se coloca diante das situações como protagonista, sem dúvidas sobre como agir.

Saber quem você é e o que faz seu coração bater é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Afinal, se pararmos para pensar, muitas dores, desconfortos e desafios que encontramos são originados de nossa ignorância de lidar com determinadas questões, quantos de nós continuamos a fazer as mesmas coisas acreditando que o resultado pode ser diferente, simplesmente por não se perguntar os motivos que nos levam a repetir padrões recorrentes de pensamentos?

Quantas vezes seguimos adiante, repetindo uma sequência de erros por acreditar que tudo é fruto do acaso, sem pensar que poderíamos assumir a responsabilidade de agir com consciência.

Conhecer a si mesmo é, portanto, o primeiro passo, para assumirmos a nossa responsabilidade diante da vida e de nossa evolução. A consciência proporciona a evolução, cria uma vida plena, feliz e realizada, produz prosperidade e, mais que isso, faz evoluir.

Quando tomamos consciência de nossas qualidades, defeitos, do que nos motiva, como nos relacionamos e como nos comportamos, temos uma mapa claro para definir objetivos e metas e alcançar maior bem-estar, felicidade e performance.

Pensando nisso, vamos começar uma série de conteúdos para te ajudar a se investigar e descobrir mais sobre você mesmo. O objetivo é sempre que esse autoconhecimento te proporcione um autodesenvolvimento e crescimento pessoal.

Fique de olho em nosso blog para novas atualizações sobre os assuntos debatidos acima.

Open chat
Precisa de ajuda?