Publicado em: 18 de dezembro de 2020 | Categoria: Viver Bem

5 dicas para construir uma inteligência emocional inabalável

A vida é cheia de surpresas e desafios. Assim, não importa o que você tenha planejado, sempre haverão novas etapas para vencer no meio do caminho. No entanto, esses desvios da rota principal são motivos de desestabilização para algumas pessoas. Por isso, construir uma inteligência emocional sólida é essencial para não se deixar abalar pelos acontecimentos fora do seu alcance.

Afinal, ninguém consegue dominar tudo o que ocorre ao seu redor, mas é possível criar um filtro que não deixe sua mente ser atingida pelos pensamentos e ideias negativas.

O que é inteligência emocional?

Segundo o conceito, inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Ou seja, saber enfrentar os estímulos que nos atingem a todos os instantes. Essa ideia foi difundida pelo psicólogo americano Daniel Goleman, autor de diversos livros sobre o intelecto humano.

Ao desenvolver essa inteligência, é possível perceber melhoras nas mais diferentes áreas da vida. Por exemplo, ao saber se relacionar com as emoções de forma tranquila, você consegue potencializar a comunicação e relacionamento com outras pessoas. Além disso, ela te ajuda a evitar transtornos psíquicos como estresse, ansiedade e depressão. Esses benefícios atingem a parte física também, de forma que alguns problemas surgem devido o psicológico estar sobrecarregado.

Dessa forma, confira essas 5 dicas para você investir no desenvolvimento da sua inteligência emocional:

1) Faça uma autoanálise

É normal termos reações automáticas diante de algumas situações. Por isso, o primeiro passo para melhorar sua inteligência emocional é analisar em quais contextos você age de determinada forma e porquê. Se pergunte o motivo de você agir daquela forma, qual foi o estímulo que trouxe à tona aquela sensação? Dessa forma, com o tempo você consegue identificar as razões que mexem com a sua mente.

Mas, durante a autoanálise, não se culpe por sentir emoções e ter pensamentos que não gosta. Deixe fluir normalmente, assim é possível reconhecer com clareza o que desencadeou as atitudes e qual foi o seu estopim. Então, aos poucos, quando esse sentimento reaparecer, você pode tentar moldá-lo.

2) Aprenda a lidar com você mesmo

Compreender a si próprio é um desafio. Demora tempo e precisa de esforços constantes, afinal você nunca desgruda ou tem férias de você mesmo. Por isso, após identificar o que lhe causa mal, é preciso aprender como lidar com esses sentimentos. Não importa o que você sente e tem vontade, mas sim como vai ou não externalizar esses impulsos. É isso que diferencia alguém com uma inteligência emocional forte.

Porém, saber lidar com as emoções não significa reprimi-las. O segredo está em saber equilibrar as reações e utilizá-las em lugares e momentos adequados. Até porque a repreensão dos sentimentos pode causar problemas psicológicos sérios e, em consequência, abalar o lado emocional.

3) Conheça e respeite seus limites

Com tantas opções e ferramentas disponíveis hoje, é normal ter vontade de saber e dar conta de tudo. No entanto, essa tarefa é impossível. Afinal, o dia tem 24 horas e o corpo não consegue ser produtivo 100% desse tempo. Então, identifique quais são os seus limites e tarefas que você se sai melhor.

Isso vai lhe ajudar a direcionar sua energia para aquilo que você vê que faz a diferença. Ainda, vai te ajudar a perceber até qual ponto você pode ou não ir. É importante que você se baseie apenas na sua vida e evite comparações. Se comparar aos exercícios e ritmos de outras pessoas não vai ajudar em nada, visto que cada um tem sua forma de lidar com os próprios limites e metas.

4) Dê atenção ao seu corpo

Corpo são, mente sã. Esse ditado é velho, mas reflete a importante ligação entre o físico e a mente. Assim, para desenvolver uma boa inteligência emocional, é necessário que você esteja atento a como está tratando seu corpo. Isso porque ao seguir uma rotina saudável, com atividades físicas regulares, facilita o controle das próprias emoções. Alguns dos benefícios de se mexer são o aumento da autoestima, melhora do sono, melhora da capacidade de memorização e combate à depressão e ansiedade.

Além disso, os exercícios possibilitam a interação com outros indivíduos e, quando feita de forma individual, promove um tempo de reflexão e de desafio com o próprio corpo, aspectos importantes para o desenvolvimento emocional. Dessa forma, chega de preguiça e coloque seu corpo para se movimentar.

5) Crie um ambiente positivo

Criar um ambiente positivo não é uma tarefa fácil. Afinal, o mundo está cheio de problemas e pendências para serem resolvidos. Porém, ainda assim é possível focar no lado bom das coisas. Até porque olhar apenas para o lado negativo não irá trazer resultados, apenas mais desmotivação e desespero.

Então, que tal começar a se policiar para não dar espaço para os pensamentos e julgamentos que prejudicam seu emocional? Para isso não existe uma fórmula mágica (bem que a gente queria). É necessário começar com o trabalho de formiguinha, de pouco em pouco ir identificando as emoções pessimistas surgirem e tentar remoldá-las ou ignorá-las. Claro que alguns acontecimentos são inevitáveis de não pensar que vão dar errado, já que somos humanos e não robôs. Assim, aqui novamente deve predominar o equilíbrio, ou seja, ter os pés no chão sobre o que pode não funcionar, mas não se desesperar ou deixar esses pensamentos falarem mais alto. Dessa maneira, você estará pondo em ação sua inteligência emocional de acordo com cada situação.

Depois ler essas 5 dicas, que tal começar a colocá-las em prática hoje mesmo? Só depende de você estar disposto para entrar nessa jornada de construção e fortalecimento da sua inteligência emocional. Se você puder contar com a ajuda de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, esse processo será ainda mais leve. O importante é você querer melhorar um pouco mais a cada dia e buscar emoções que colaboram para o seu bem-estar.

Dessa forma, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais! Postamos com frequência conteúdos para lhe ajudar a fortalecer seu lado emocional e psicológico.