Publicado em: 5 de março de 2021 | Categoria: Cultura

Iluminando Memórias: Conheça a História de Beth Carvalho

O samba é sempre um excelente companheiro, seja no Carnaval ou em qualquer outro momento do ano, principalmente no calor do verão. Assim, queremos aproveitar para agradecer e homenagear este grande nome do samba: Beth Carvalho – cantora, compositora e instrumentista brasileira que hoje faz parte do legado cultural do nosso samba.

A cantora faleceu aos 72 anos de idade, e deixou como presente uma incrível coletânea de sucessos dos seus mais de 50 anos de carreira. Além disso, conhecida como Madrinha do Samba, ajudou a revelar nomes como: Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, grupo Fundo de Quintal e mais. Beth Carvalho é um ícone para a história do samba, do Rio de Janeiro e do Carnaval!

A vida de Beth Carvalho

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro – RJ, em 5 de maio de 1946. Ainda na infância já foi incentivada pela família a entrar no mundo da música, começou a dançar já na infância e na adolescência fazia aulas de violão.

Durante o início da ditadura, sustentava-se dando aulas de músicas, já que seu pai foi cassado pelos militares devido aos seus pensamentos de esquerda. Em 1979, Beth se casou com o jogador de futebol Edson de Souza Barbosa e, dois anos depois, deu à luz sua única filha, Luana Carvalho.

Animada e apaixonada por música e samba, a cantora morou em vários bairros do Rio de Janeiro e participava de diversos blocos carnavalescos.

A Carreira Lendária

Influenciada por tudo que aconteceu na sua vida e pela Bossa Nova, na década de 60 surge a cantora Beth Carvalho, que passa a compor e cantar suas próprias composições. Em 1965, gravou seu primeiro compacto simples de estreia que continha a música “Por quem morreu de amor”.

Já no próximo ano, já dentro do Samba, Beth Carvalho participou do show A Hora e a Vez do Samba. A partir disso, nos anos 60 e 70 a cantora participou de vários festivais de música. Nesse meio tempo, sua música “Andança” ficou em terceiro lugar no Festival Internacional da Canção, esse foi o momento da sua consolidação no mundo da música com o lançamento do seu primeiro LP, que levou o nome da música.

A partir de então, foi sucesso atrás de outro. Beth Carvalho foi uma das responsáveis pela popularização e sucesso do samba no Brasil e no mundo. Foram 51 anos de carreira, 31 discos, 2 DVDs e apresentações em diversas cidades do mundo. Entre seus muitos sucessos, um dos mais famosos é “Coisinha do Pai”, que chegou a tocar no espaço pela Nasa.

 

A Doença que Acometeu a Vida da Cantora

Beth Carvalho sofria de um problema crônico nas costas, em 2018 a doença fez sua saúde ser agravada e a cantora teve que ser imobilizada. Isso não atrapalhou a cantora de continuar sua carreira, chegando a fazer um show deitada em parceira com o grupo Fundo de Quintal.

Em 2019, a situação foi piorando e Beth Carvalho foi internada, até que no final de abril, devido a uma infecção generalizada, a cantora faleceu aos 72 anos de idade. Para quem ama samba, a cultura do Carnaval e admira a trajetória da cantora pode visitar seu local de descanso no Cemitério da Penitência e prestar homenagem ao legado que foi Beth Carvalho.